DSpace
Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/2117

Title: Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2018/2) – Aula inaugural do Projeto – Prof. Miguel Chaquiam.
Author(s): Maneschy, Carlos Edilson de Almeida.
Veloso, José Miguel Martins.
Vaz, Cristina Lúcia Dias.
Malcher, Maria Ataide.
Eliasquevici, Marianne Kogut.
Chaquiam, Miguel.
Diniz, Marcos Monteiro.
Coelho, Tiago Leandro.
Conception: Este projeto foi idealizado e concebido pelo Gabinete da Reitoria, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Instituto de Ciências Exatas e Naturais e Instituto de Tecnologia. A concepção pedagógica do projeto é de Cristina Lúcia Dias Vaz, Fernanda Chocron Miranda, Jerônimo Monteiro Noronha Neto, José Miguel Martins Veloso, Márcio Lima do Nascimento, Marcos Monteiro Diniz, Maria Ataide Malcher e Marianne Kogut Eliasquevici.
Publication date: 2018-03-19
Description: This video integrates a series of contents in multimedia language developed for the Newton Project. This product refers to the Opening Lecture of Newton Project that marked the begining of the Discipline of Calculus 1, on March 19th 2018, at the Auditorium and classrooms of the building of Post-Graduation of the UFPA. The opening lecture was given by Prof. Dr. Miguel Chaquiam, from the Universidade do Estado do Pará (UEPA), and it had as theme: “The scientist Guilherme de La Penha: from the course of Mechanical Engineer of UFPA to the Direction of Special Programs from the Brazilian Spacial Agency”. In this occasion, in addition to welcome the students, the objectives and activities of Newton Project were presented by Prof. Dr. Marcos Monteiro Diniz.
Subject: Newton Project
Engineering
Calculus
Aula inaugural
Guilherme de La Penha
Original idiom: pt_BR
Time / Size: Parte 1: 16min04seg
Parte 2: 15min39seg
Parte 3: 13min41seg
Parte 4: 15min16seg
Parte 5: 15min42seg
Parte 6: 15min24seg
Parte 7: 09min25seg
Credits: Direção Geral: Veloso, José Miguel Martins; Malcher, Maria Ataide.
Direção Geral da Aula: Miranda, Fernanda Chocron; Lopes, Suzana Cunha; Guedes, Suelen Miyuki Alves; Quemel, Júlia.
Direção de Fotografia e de Imagem: Silva, Marcelo Rodrigues.
Supervisão Técnica: Leal, Marcus Anderson Batista.
Concepção Visual: Guedes, Suelen Miyuki Alves; Souza, Weverton Raiol Gomes de.
Direção de Arte: Acquerello Design.
Professor Ministrante: Chaquiam, Miguel.
Reference: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Gabinete da Reitoria. Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão. Instituto de Ciências Exatas e Naturais. Instituto de Tecnologia. Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2018/2) – Aula do dia 19/03/2018. Autoria de Carlos Edilson de Almeida Maneschy, José Miguel Martins Veloso, Cristina Lúcia Dias Vaz, Maria Ataide Malcher, Marianne Kogut Eliasquevici, Miguel Chaquiam, Marcos Monteiro Diniz, Tiago Leandro Coelho. Belém: UFPA, 2018. 1 vídeo (1h41min11seg). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/2117>.
License: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.
Note: O Projeto Newton se constitui sob uma perspectiva inovadora de ensino e aprendizagem na Universidade Federal do Pará. O objetivo é potencializar o processo de construção e compartilhamento do conhecimento utilizando várias práticas pedagógicas, apropriando-se das linguagens mais tradicionais, como a oral, até as linguagens midiáticas contemporâneas, entre as quais se destacam redes sociais e ambientes virtuais de aprendizagem. Por conta desse primeiro desafio, o projeto recebeu esse nome tendo em vista as contribuições de Isaac Newton para a ciência, para a Matemática e especialmente para o Cálculo, com a sua concepção da Teoria das Fluxões, considerada o embrião do Cálculo Diferencial e Integral.
Appears in Collections:Vídeo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil