Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/2954
|
Title: | O curso de Matemática na UFPA - 60 anos de história (1954-2014): Entrevista com a Professora Maria José de Freitas Mendes |
Author(s): | Veloso, José Miguel Martins Malcher, Maria Ataide Araujo, Manoel Silvino Batalha de |
Conception: | Este trabalho foi concebido e desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância em parceria com a Faculdade de Matemática da UFPA. |
Publication date: | 2023-02-23 |
Subject: | - - |
Original idiom: | pt_BR |
Time / Size: | 00h58min12seg |
Credits: | Direção Geral: Miranda, Fernanda Chocron; Silva, Rodrigo Antonio da; Guedes, Suelen Miyuki Alves.
Roteiro: Miranda, Fernanda Chocron; Araujo, Manoel Silvino Batalha; Silva, Rodrigo Antonio da; Guedes, Suelen Miyuki Alves.
Direção de Arte: Acquerello Design.
Direção de Fotografia: Silva,
Marcelo Rodrigues. |
License: | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/ ou envie uma carta para Creative Commons, 444 Castro Street, Suite 900, Mountain View, California, 94041, USA. |
Note: | Este conteúdo faz parte de uma série de entrevistas especiais que resgata, a partir de depoimentos de professores da Faculdade de Matemática da UFPA, aposentados e em exercício, a memória da Faculdade de Matemática da Universidade, desde sua criação, em 1954 até os dias atuais. O objetivo é registrar e comemorar momentos de realizações destes profissionais dentro do percurso histórico da Faculdade ao longo dos seus 60 anos de existência. O recurso está dividido em três eixos temáticos: Trajetória, Memórias da Faculdade e Expectativas para o futuro. Os professores comentam acerca das suas trajetórias acadêmicas, bem como o que os motivou a escolher a matemática como área de atuação e como se deu o primeiro contato com a disciplina e a descoberta da vocação. Alem disso, os professores relatam algumas memórias da criação da Universidade Federal do Pará e, por sua vez, do Núcleo de Física e Matemática e, posteriormente, da Faculdade. Os docentes explicam como se deu o processo de qualificação do corpo docente e a consequente implantação dos Programas de Pós-Graduação em nível de mestrado e doutorado. Passando pela formação de professores no interior do estado. Por fim, os professores expõem suas expectativas para o futuro do ensino da matemática, ressaltando que é necessário pensar e criar algo novo e trazer inovação para a área. |
Appears in Collections: | Vídeo
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|