DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/946

Título: Jogo educativo Revolta da Cabanagem
Autor(es): Ribeiro Filho, Manoel.
Reis, Felipe Vaz dos.
Damasceno, Ricardo Rodrigues.
Silva, Fabricio Cardoso da.
Nascimento, Messias José Amador do.
Barata, Pebertli Nils Alho.
Gonçalves, Maylson Lívio dos Santos.
Concepção: O jogo foi desenvolvido no período de dezembro de 2006 a maio de 2009, pelo Laboratório de Realidade Virtual (LaRV). O Laboratório de Realidade Virtual é um grupo de pesquisa e desenvolvimento de aplicações 3D destinadas a diversas áreas. Vinculado à Faculdade de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Pará, o LaRV atua desde 2003 sob a coordenação do professor Manoel Ribeiro Filho.
Data de publicação: 2009
Descrição: A "Revolta da Cabanagem" é um jogo de computador 3D educativo cuja temática é o movimento Cabano ocorrido no Pará no século XIX, destinado ao ensino de História. Os quatro acontecimentos que formam o enredo do jogo permitem apresentar a história da Cabanagem de maneira cronológica, além dos principais atores envolvidos no conflito, principais lideranças Cabanas, o povo cabano, cablocos (mistura de índios, brancos e negros), e escravos e negros libertos; e as principais lideranças do império brasileiro (governadores e comandantes militares) e os soldados do império. O enredo do jogo está dividido em três partes de acordo com os acontecimentos ocorridos na revolução: 1ª Etapa: Período pré-revolucionário (1821 a 1823) que abrange as missões conhecer Belém, fundar o jornal O Paraense e Batista Campos, ambientado em Belém da época; 2ª Etapa: Explosão do Conflito Armado (outubro de 1834) que abrange as missões do Acará, que é um jogo de estratégia, e um de ação. Ambientado nas fazendas Acará Açú e Vila Nova (nas margens do rio Acará) e o sítio Santa Cruz (no igarapé Itapicuru) e; 3ª Etapa: Tomada do Poder (7 de janeiro de 1835) que abrange a missão da tomada do poder em Belém.
Assunto: Ensino de História
Cabanagem
Província
Jogo eletrônico
Informática na educação
Grão-Pará
Idioma original: pt_BR
Créditos: Coordenador: Ribeiro Filho, Manoel.
Programadores: Reis, Felipe Vaz dos; Damasceno, Ricardo Rodrigues; Barata, Pebertli Nils Alho; Gonçalves, Maylson Lívio dos Santos.
Modeladores 3D: Silva, Fabricio Cardoso da; Nascimento, Messias José Amador do; Sousa Neto, Miguel Soares de; Pessoa, Bruno Luis de Oliveira; Guerra, Rafael Couto; Azevedo, Ana Gabriela.
Consultor: Nassar, Flavio (Arquiteto).
Trilha: Pardal, Luiz (Luiz Pereira de Moraes Filho).
Equipe de narração: Malcher, Maria Ataide (coordenação geral); Lages, Lara; Correa, Marcus; Souza, Marcelo (Narradores); Nunes, Nelson (Edição e Produção); Araujo, Iggor (Produção e adaptação dos textos); Ribeiro Filho, Manoel (seleção de textos e revisão).
Licença: Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.
Nota: O jogo é totalmente gratuito e está disponível para download na própria página do LARV. Temporariamente, este conteúdo não está disponível para download no UFPA Multimídia.
Fonte: http://www.larv.ufpa.br/index.php?r=jogo_cabanagem
Instruções: Para acessar o jogo, clique no link disponível no campo Fonte.
Aparece nas Coleções: Jogos

Arquivos neste Item:
Não há arquivos associados para este Item.

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil