DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1210

Título: A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985) – Entrevista com Alcyr Boris de Souza Meira
Autor(es): Fontes, Edilza Joana Oliveira
Concepção: Este material foi concebido pela professora doutora Edilza Joana Oliveira Fontes, que coordena o Projeto “A UFPA e os Anos de Chumbo”, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância.
Data de publicação: 2014
Descrição: O Projeto “A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985)” pretende fazer um acervo digital com base em depoimentos de professores, técnicos administrativos e ex-alunos da Universidade Federal do Pará. Este conteúdo refere-se à entrevista com o professor Alcyr Boris de Souza Meira sobre suas experiências dentro da Universidade Federal do Pará ao longo do período de Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). Alcyr Meira graduou-se em Engenharia Civil (1956) e em Arquitetura (1966) pela UFPA. O professor teve participação relevante tanto no ensino quanto na construção e desenvolvimento do Campus do Guamá, como engenheiro da Universidade (1958 a 1994). Representou oficialmente a UFPA no convênio de cooperação técnica firmado com o governo do Japão, em 1974. Foi ainda membro da Comissão de Artes Plásticas da Amazônia (1963) e ocupa, há 13 anos, a cadeira 33 da Academia Paraense de Letras. Com diversos reconhecimentos e títulos honoríficos em seu currículo, professora Meira participou também da construção do então Estádio Alacid Nunes (o Mangueirão), em 1969, e de sua posterior reestruturação. Em seu depoimento, Alcyr Meira fala do seu trabalho para criar uma universidade no Pará; posteriormente da reforma da universidade; além de ressaltar o projeto arquitetônico pelo qual o Campus da UFPA em Belém foi projetado e construído, idealizando um modelo de arquitetura amazônico. Comenta ainda sobre as circunstâncias e consequências da junção das diversas faculdades da Universidade em um único espaço.
Assunto: Universidade Federal do Pará (UFPA)
Ditadura militar
Construção
Arquitetura amazônica
História
Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA)
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: Parte 1: 11min e 31seg
Parte 2: 12min e 44seg
Parte 3: 12min e 46seg
Parte 4: 18min e 20seg
Parte 5: 15min e 54seg
Parte 6: 09min e 33seg
Créditos: Coordenação Geral: Fontes, Edilza Joana Oliveira; Veloso, José Miguel Martins; Malcher, Maria Ataide.
Coordenação Executiva: Silva, Maria de Lourdes Rodrigues da.
Direção Geral: Silva, Edenice Pereira; Fontes, Edilza Joana Oliveira; Miranda, Fernanda Chocron.
Direção de Arte: Acquerello Design.
Direção de Fotografia: Silva, Marcelo Rodrigues.
Pesquisa Documental e Imagética: Fontes, Edilza Joana Oliveira; Silva, Maria de Lourdes Rodrigues da; Soares, Paulo Sérgio da Costa; Silva, Cláudio Ricardo Garcia da; Alves, Davison Hugo Rocha.
Roteiro de Entrevista: Fontes, Edilza Joana Oliveira.
Entrevistadora: Fontes, Edilza Joana Oliveira.
Entrevistado: Meira, Alcyr Boris de Souza.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Assessoria de Educação a Distância. Faculdade de História. A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985) – Entrevista com Alcyr Boris de Souza Meira. Belém: UFPA, 2014. 1 vídeo. (1h 20min e 48seg). Disponível em: < http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1210>. Acesso em:
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/ ou envie uma carta para Creative Commons, 444 Castro Street, Suite 900, Mountain View, California, 94041, USA.
Nota: Este conteúdo faz parte de uma série de entrevistas especiais que resgata a história da Universidade Federal do Pará durante a Ditadura Militar no Brasil (1964 a 1985), a partir de depoimentos de professores, servidores e ex-estudantes que viveram esse período na Universidade. O objetivo é registrar casos de constrangimentos e violações de direitos dos que se envolveram na luta contra o Governo Militar, sem, contudo, considerar os avanços acadêmicos e estruturais que a UFPA passou nesses anos. O projeto envolve a gravação de cerca de 35 depoimentos, bem como documentos da ASI-UFPA e atas dos órgãos superiores da UFPA. Ao final, os depoimentos coletados terão como desdobramento a edição de um documentário, de mesmo título do projeto, com duração de 40 minutos.
Aparece nas Coleções: Vídeo

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil