DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1291

Título: A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985) – Entrevista com William Mota de Siqueira
Autor(es): Fontes, Edilza Joana Oliveira
Concepção: Universidade Federal do Pará. Instituto de Filosofia de Ciências Humanas. Assessoria de Educação a Distância.
Data de publicação: 2014
Descrição: O Projeto “A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985)” pretende fazer um acervo digital com base em depoimentos de professores, técnicos administrativos e ex-alunos da Universidade Federal do Pará. Este conteúdo refere-se à entrevista com o professor William Mota de Siqueira, sobre sua participação nos movimentos da Juventude Estudantil Cristã e na ocupação da Faculdade de Medicina pelo Diretório Acadêmico, do qual foi diretor. Em 1965, ele ingressou no curso de Medicina na Universidade Federal do Pará (UFPA), e concluiu o curso em 1970, em seguida fez residência médica. William Siqueira é especialista em cirurgia Gastroenterologia. Durante sua adolescência, pertenceu ao movimento social da Juventude Estudantil Secundarista Católica (JEC), grupo de universitários ingressos em ações católicas com significativa atuação entre o totalitarismo e a democracia brasileira. Atuava na União dos Estudantes Secundaristas do Pará (UESP), esteve presente na invasão da União Acadêmica Paraense (UAP), em 1964. Na sua vida acadêmica fez parte do Diretório Acadêmico como secretário, participou ativamente da ocupação da Faculdade de Medicina, em 1968, em plena Ditadura Militar contra a reforma universitária que queria implantar os acordos MEC-USAID. Atualmente é professor do curso de Medicina no Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e coordenador da residência Médica em Cirurgia na Santa Casa de Misericórdia. Em seu depoimento, William Siqueira fala do seu cotidiano na Comunidade Católica Casa da Juventude (Caju), da invasão militar da UAP durante palestra de Benedito Monteiro, do sonho de transformar o país e, por último, dos movimentos dentro da Faculdade de Medicina, como a ocupação do prédio protestando contra a implantação do MEC-USAID.
Assunto: Universidade Federal do Pará (UFPA)
Ditadura Militar
Juventude Estudantil Secundarista Católica (JEC)
União Acadêmica Paraense (UAP)
Invasão
Ocupação da Faculdade de Medicina
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: Parte 1: 12min e 20seg
Parte 2: 15min e 16seg
Parte 3: 13min e 08seg
Parte 4: 11min e 34seg
Créditos: Coordenação Geral: Fontes, Edilza Joana Oliveira; Veloso, José Miguel Martins; Malcher, Maria Ataide.
Coordenação Executiva: Silva, Maria de Lourdes Rodrigues da.
Direção Geral: Silva, Edenice Pereira; Fontes, Edilza Joana Oliveira; Miranda, Fernanda Chocron.
Direção de Arte: Acquerello Design.
Direção de Fotografia: Silva, Marcelo Rodrigues.
Pesquisa Documental e Imagética: Fontes, Edilza Joana Oliveira; Silva, Maria de Lourdes Rodrigues da; Soares, Paulo Sérgio da Costa; Silva, Cláudio Ricardo Garcia da; Alves, Davison Hugo Rocha.
Roteiro de Entrevista: Fontes, Edilza Joana Oliveira.
Entrevistadora: Fontes, Edilza Joana Oliveira.
Entrevistado: Siqueira, William Mota de.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Assessoria de Educação a Distância. Faculdade de História. A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985) – Entrevista com William Mota de Siqueira. Belém: UFPA, 2014. 1 vídeo. (52min e 18seg). Disponível em: < http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1291>. Acesso em:
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.
Nota: Este conteúdo faz parte de uma série de entrevistas especiais que resgata a história da Universidade Federal do Pará durante a Ditadura Militar no Brasil (1964 a 1985), a partir de depoimentos de professores, servidores e ex-estudantes que viveram esse período na Universidade. O objetivo é registrar casos de constrangimentos e violações de direitos dos que se envolveram na luta contra o Governo Militar, sem, contudo, considerar os avanços acadêmicos e estruturais que a UFPA passou nesses anos. O projeto envolve a gravação de 48 entrevistas em profundidade e a elaboração de 05 programetes temáticos para veiculação em televisão aberta, com duração de 04 minutos cada. A pesquisa, também, envolveu documentos da ASI-UFPA e atas dos órgãos superiores da UFPA. Destaca-se, ainda, que as entrevistas em profundidade foram disponibilizadas na íntegra, ou seja, sem cortes nas falas dos depoentes. Portanto, o conteúdo dos depoimentos é de responsabilidade total dos entrevistados, que ao final das filmagens autorizaram o uso e divulgação das informações com fins educacionais pela coordenação deste projeto.
Aparece nas Coleções: Vídeo

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil