DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1304

Título: Programa Anos de Chumbo e a UFPA – Censura e Tortura no Período Militar
Autor(es): Fontes, Edilza Joana Oliveira
Concepção: Este material foi concebido pela professora doutora Edilza Joana Oliveira Fontes, que coordena o Projeto “A UFPA e os Anos de Chumbo”, em conjunto com a equipe do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância.
Data de publicação: 2014
Descrição: A série de programas “Anos de Chumbo e a UFPA” foi produzida a partir de depoimentos de professores, técnicos administrativos e ex-alunos da Universidade Federal do Pará, obtidos para o projeto “A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985)”. A partir de trechos dos depoimentos dos entrevistados, selecionados de acordo com eixos temáticos, foram produzidos cinco programas em que os sentimentos, as lembranças, os traumas, as experiências do período ditatorial no Pará e no Brasil são relatados e registrados. Neste programa a temática é Censura e Tortura. No vídeo os entrevistados falam sobre destruição de livros, documentos e jornais estudantis considerados subversivos pelos governos ditatoriais, sobre a prisão de membros de partidos políticos e do movimento estudantis e as torturas as quais eram submetidos quando detidos pelos militares. A lembrança destas experiências representa traumas, marcas abertas até hoje.
Assunto: Universidade Federal do Pará (UFPA)
Ditadura Militar
Censura
Tortura
Prisão
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: 10min e 40seg
Créditos: Coordenação Geral: Fontes, Edilza Joana Oliveira; Malcher, Maria Ataide.
Direção Geral: Silva, Edenice Pereira; Fontes, Edilza Joana Oliveira; Miranda, Fernanda Chocron.
Direção de Arte: Acquerello Design.
Direção de Fotografia: Silva, Marcelo Rodrigues.
Roteiro e Montagem: Florêncio, Felipe Jailson Souza Oliveira; Miranda, Fernanda Chocron; Ferreira, Luiz Gustavo Dias.
Animação e Arte-Finalização: Oliveira, Francisco Arthur Santos de.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Assessoria de Educação a Distância. Faculdade de História. Programa Anos de Chumbo e a UFPA – Censura e Tortura no Período Militar. Belém: UFPA, 2014. 1 vídeo. (10min e 40seg). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1304> em:
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.
Nota: Este conteúdo é resultado de ações do projeto “A UFPA e os anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985)”, que resgata a história da Universidade Federal do Pará durante a Ditadura Militar no Brasil (1964 a 1985), a partir de depoimentos de professores, servidores e ex-estudantes que viveram esse período na Universidade.
Aparece nas Coleções: Vídeo

Arquivos neste Item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANOS DE CHUMBO_Pgm 2_Censura e Tortura.mp434,95 MBMP4Download Visualizar

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil