DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1404

Título: A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985) – Entrevista com Catarina Maria Ignez Regina Tancredi
Autor(es): Fontes, Edilza Joana Oliveira
Concepção: Este material foi concebido pela professora doutora Edilza Joana Oliveira Fontes, que coordena o Projeto “A UFPA e os Anos de Chumbo”, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância.
Data de publicação: 2015-12-29
Descrição: O Projeto “A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985)” pretende fazer um acervo digital com base em depoimentos de professores, técnicos administrativos e ex-alunos da Universidade Federal do Pará. Este conteúdo refere-se à entrevista com Catarina Tancredi que nasceu em Juruti em 1942. Descendente de italianos, fala da sua infância e dos estudos dos ribeirinhos. Seu pai chega na Amazônia fugindo da 2a Guerra Mundial, a esposa vem depois para casarem aqui. Teve vários irmãos, eram 6 filhos. Relembra sua vida em família, fala da vida em Juruti nos anos 40 do século XX. Fala da forma de estudo e como foi alfabetizada. Relembra seus anos de estudos em Alenquer, depois relembra seus estudos secundários em Santarém. Foi estudante de internato. Só havia ensino primário em Alenquer, toda a região ia para Santarém fazer o secundário. Estudava no Santa Clara e no Dom Armando. Fez o pedagógico em Santarém e o vestibular em Belém. Foi caloura de 1964 da UFPA. Estava na casa (pensionato) que ficava em frente à UAP e viu a invasão da entidade pelo exército. Em 1964 era pensionato feminino, na sua maioria estudante. Faz o relato da invasão à UAP. Fez as provas do vestibular em fevereiro, o curso só iniciou as aulas em maio. Relata suas experiências como estudante da UFPA do curso de Administração e as memórias como estudante da Casa da Estudante Universitária, a partir do segundo semestre de 1966. Foi uma das primeiras moradoras. Conheceu Conceição Capiberibe, irmã de João Capiberibe, estudante de Economia e liderança estudantil. Avalia que era perigoso se opor ao regime militar, pouco se falava contra o regime. Saiu da UFPA em 1967. Relata a prisão de Capiberibe e suas visitas a ele no Presídio “São José”. Visita o amigo Capiberibe, justifica suas visitas. Conta sobre a sua ajuda a Capiberibe para a fuga do São José. Relata como foi a fuga e sua participação para a saída dele de Belém. Este fato é muito importante para a pesquisa da juventude pós AI-5. Catarina relata a organização da fuga da Santa Casa, local que Capiberibe estava em tratamento de saúde. Foi montado um plano de fuga que envolveu parte dos irmãos de Catarina Tancredi. Relembra a vivência na sua casa por estudantes do Baixo Amazonas e as dificuldades para implementar o plano de fuga. Capiberibe foge para Santarém junto com a esposa grávida e a filha do casal. Catarina relata o seu silêncio após a fuga, defende o direito das pessoas serem oposição aos governos militares. Depois fala sobre a sua volta como professora da UFPA em 1970. Faz uma avaliação de administração do reitor Silveira Netto.
Assunto: Universidade Federal do Pará (UFPA)
Ditadura Militar
Censura
Ato Institucional – AI-5
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: Parte 1: 11min e 39seg
Parte 2: 09min e 06seg
Parte 3: 08min e 32seg
Parte 4: 12min e 36seg
Créditos: Coordenação Geral: Fontes, Edilza Joana Oliveira; Veloso, José Miguel Martins; Malcher, Maria Ataide.
Coordenação Executiva: Silva, Maria de Lourdes da.
Direção Geral: Silva, Edenice Pereira; Fontes, Edilza Joana Oliveira; Miranda, Fernanda Chocron.
Direção de Arte: Acquerello Design.
Direção de Fotografia: Silva, Marcelo Rodrigues.
Pesquisa Documental e Imagética: Fontes, Edilza Joana Oliveira; Silva, Maria de Lourdes Rodrigues da; Soares, Paulo Sérgio da Costa; Silva, Cláudio Ricardo Garcia da; Alves, Davison Hugo Rocha.
Roteiro de Entrevista: Fontes, Edilza Joana Oliveira.
Entrevistadora: Fontes, Edilza Joana Oliveira.
Entrevistado: Tancredi, Catarina Maria Ignez Regina.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Assessoria de Educação a Distância. Faculdade de História. A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985) – Entrevista com Catarina Maria Ignez Regina Tancredi. Belém: UFPA, 2015. 1 vídeo. (41min e 53seg). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1404>. Acesso em:
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/ ou envie uma carta para Creative Commons, 444 Castro Street, Suite 900, Mountain View, California, 94041, USA.
Nota: Este conteúdo faz parte de uma série de entrevistas especiais que resgata a história da Universidade Federal do Pará durante a Ditadura Militar no Brasil (1964 a 1985), a partir de depoimentos de professores, servidores e ex-estudantes que viveram esse período na Universidade. O objetivo é registrar casos de constrangimentos e violações de direitos dos que se envolveram na luta contra o Governo Militar, sem, contudo, considerar os avanços acadêmicos e estruturais que a UFPA passou nesses anos. O projeto envolve a gravação de 48 entrevistas em profundidade e a elaboração de 05 programetes temáticos para veiculação em televisão aberta, com duração de 04 minutos cada. A pesquisa, também, envolveu documentos da ASI-UFPA e atas dos órgãos superiores da UFPA. Destaca-se, ainda, que as entrevistas em profundidade foram disponibilizadas na íntegra, ou seja, sem cortes nas falas dos depoentes. Portanto, o conteúdo dos depoimentos é de responsabilidade total dos entrevistados, que ao final das filmagens autorizaram o uso e divulgação das informações com fins educacionais pela coordenação deste projeto.
Aparece nas Coleções: Vídeo

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil