DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1405

Título: A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985) – Entrevista com Violeta Refkalefsky Loureiro
Autor(es): Fontes, Edilza Joana Oliveira
Concepção: Este material foi concebido pela professora doutora Edilza Joana Oliveira Fontes, que coordena o Projeto “A UFPA e os Anos de Chumbo”, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância.
Data de publicação: 2015-12-29
Descrição: O Projeto “A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985)” pretende fazer um acervo digital com base em depoimentos de professores, técnicos administrativos e ex-alunos da Universidade Federal do Pará. Este conteúdo refere-se à entrevista com Violeta Refkalefsky Loureiro, que nasceu em Boa Vista (RR), em 1944. Filha de pai judeu, que veio ao Brasil assim que foi iniciada a ascensão do Nazismo na Europa, e de mãe natural de Roraima, Violeta comenta sobre a sua infância vivida em um ambiente de cultura eclética devido às origens de seus pais e seus avós. Aos 10 anos de idade, Violeta mudou-se para Petrópolis (RJ) para estudar e depois para Niterói (RJ), onde ficou morando em um pensionato, e conta sobre a dificuldade da época em viajar do Norte ao Sudeste do país, quando precisavam utilizar o avião da FAB (Forças Armadas Brasileiras) e as viagens muitas vezes duravam até 10 dias. Violeta comenta o quanto as viagens que fez pela Amazônia ao longo de sua infância e juventude influenciaram na sua escolha profissional como pesquisadora da região amazônica. Em 1963, Violeta mudou-se para Belém para continuar os estudos no Colégio Paes de Carvalho. Foi nessa época que conheceu e começou a namorar João de Jesus Paes Loureiro, que já estudava na faculdade de Direito, da UFPA. No período do Golpe, entre 1964 e 1968, Violeta relata que a irmã, Margareth, estava escondida, Paes Loureiro havia sumido e o irmão estava preso. Por conta disso e também por ser professora de uma escola primária da Marambaia, da Secretaria de Educação (Seduc), e frequentadora da Livraria Jinkings, foi diversas vezes chamada ao Quartel General para depor. Violeta conta ainda sobre o período em que ficou grávida do primeiro filho enquanto Paes Loureiro estava preso, em 1966, ocasião em que se casaram com a ajuda de amigos. Na década de 1970, Violeta já era professora do curso de Economia na UFPA, dava aulas, sentia que era vigiada e tinha todos os cuidados para não ter suas aulas censuradas pela Ditadura Militar. Em seguida, após realizar o Mestrado em Campinas (SP) junto com o marido, tornou-se professora de Metodologia da Pesquisa, também na UFPA. Violeta conta ainda sobre os períodos em que a irmã e o marido foram presos e sobre as situações pelas quais passou enquanto trabalhava no Idesp (Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará) e sua atuação durante a Ditadura Militar.
Assunto: Universidade Federal do Pará (UFPA)
Ditadura Militar
Censura
Ato Institucional – AI-5
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: 10min e 11seg
07min e 15seg
06min e 45seg
10min e 48seg
10min e 10seg
11min e 06seg
04min e 04seg
Créditos: Coordenação Geral: Fontes, Edilza Joana Oliveira; Veloso, José Miguel Martins; Malcher, Maria Ataide.
Coordenação Executiva: Silva, Maria de Lourdes da.
Direção Geral: Silva, Edenice Pereira; Fontes, Edilza Joana Oliveira; Miranda, Fernanda Chocron.
Direção de Arte: Acquerello Design.
Direção de Fotografia: Silva, Marcelo Rodrigues.
Pesquisa Documental e Imagética: Fontes, Edilza Joana Oliveira; Silva, Maria de Lourdes Rodrigues da; Soares, Paulo Sérgio da Costa; Silva, Cláudio Ricardo Garcia da; Alves, Davison Hugo Rocha.
Roteiro de Entrevista: Fontes, Edilza Joana Oliveira.
Entrevistadora: Fontes, Edilza Joana Oliveira.
Entrevistado: Loureiro, Violeta Refkalefsky.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Assessoria de Educação a Distância. Faculdade de História. A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985) – Entrevista com Violeta Refkalefsky Loureiro. Belém: UFPA, 2015. 1 vídeo. (1h e 19seg). Disponível em: < http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1405>. Acesso em:
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/ ou envie uma carta para Creative Commons, 444 Castro Street, Suite 900, Mountain View, California, 94041, USA.
Nota: Este conteúdo faz parte de uma série de entrevistas especiais que resgata a história da Universidade Federal do Pará durante a Ditadura Militar no Brasil (1964 a 1985), a partir de depoimentos de professores, servidores e ex-estudantes que viveram esse período na Universidade. O objetivo é registrar casos de constrangimentos e violações de direitos dos que se envolveram na luta contra o Governo Militar, sem, contudo, considerar os avanços acadêmicos e estruturais que a UFPA passou nesses anos. O projeto envolve a gravação de 48 entrevistas em profundidade e a elaboração de 05 programetes temáticos para veiculação em televisão aberta, com duração de 04 minutos cada. A pesquisa, também, envolveu documentos da ASI-UFPA e atas dos órgãos superiores da UFPA. Destaca-se, ainda, que as entrevistas em profundidade foram disponibilizadas na íntegra, ou seja, sem cortes nas falas dos depoentes. Portanto, o conteúdo dos depoimentos é de responsabilidade total dos entrevistados, que ao final das filmagens autorizaram o uso e divulgação das informações com fins educacionais pela coordenação deste projeto.
Aparece nas Coleções: Vídeo

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil