DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1409

Título: 3º Seminário 1964 – 51 Anos Depois – Apresentação do Projeto do Centro de Memória “César Moraes Leite” da UFPA.
Autor(es): Fontes, Edilza Joana Oliveira
Concepção: Este material foi concebido pela professora doutora Edilza Joana Oliveira Fontes, presidente da Comissão “César Leite” de Memória e Verdade da Universidade Federal do Pará - UFPA. A filmagem do evento foi desenvolvida em parceria com o Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância.
Data de publicação: 2016-01-03
Descrição: O 3º Seminário 1964: 51 Anos Depois foi realizado no dia 01 de abril de 2015, promovido pela Comissão "César Leite" de Memória e Verdade da Universidade Federal do Pará - UFPA. A programação do seminário contou com a Sessão Solene do CONSUN: "Ato de desagravo público", no qual a UFPA formalmente pediu desculpas aos que, comprovado documentalmente, tiveram seus direitos humanos violados no âmbito da instituição durante a ditadura militar. A Comissão "César Leite" de Memória e Verdade da UFPA teve a sua criação aprovada no dia 20 de setembro de 2013, por meio da resolução nº721/2013, pelo Conselho Superior da Universidade Federal do Pará (CONSUN/UFPA). Seu objetivo é recuperar a memória e a história dos atos de violação dos direitos humanos durante o período da ditadura militar no âmbito da Universidade Federal do Pará, como é o caso de estudantes e docentes que sofreram perseguição, foram presos, torturados ou aposentados compulsoriamente. O nome da Comissão é uma homenagem ao estudante César Moraes Leite, que foi morto em 1980 por um agente federal dentro da sala Fb-2, em um pavilhão do campus Básico da Universidade. Este conteúdo refere-se à apresentação do projeto do Centro de Memória “César Moraes Leite” da UFPA, pelo professor Flávio Augusto Sidrin Nassar. O projeto consiste em reformar o pavilhão F do campus Básico da UFPA para que o mesmo se torne um memorial em homenagem ao estudante César Moraes Leite, que foi morto no local. Antes da apresentação, é realizada uma mesa com a participação dos membros da Comissão “César Leite” de Memória e Verdade da UFPA, Breno Neno Silva, representante dos estudantes e Deivison Amorim do Nascimento, representante dos técnicos. Após a apresentação do projeto, a irmã de César Moraes Leite, Sandra Moraes Leite, faz uma participação.
Assunto: Universidade Federal do Pará (UFPA)
Ditadura Militar
Comissão César Leite de Memória e Verdade
Ato de desagravo público
Memorial
César Moraes Leite
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: Parte 1: 11min e 51seg
Parte 2: 08min e 38seg
Parte 3: 16min e 15seg
Parte 4: 12min e 32seg
Créditos: Coordenação Geral: Fontes, Edilza Joana Oliveira; Malcher, Maria Ataide.
Coordenação Executiva: Silva, Maria de Lourdes da.
Direção Geral: Fontes, Edilza Joana Oliveira; Miranda, Fernanda Chocron.
Direção de Fotografia: Leal, Marcus Anderson Batista. Silva, Marcelo Rodrigues.
Filmagem: Demósthenes, André Márcio Mardock. Leal, Marcus Anderson Batista. Silva, Marcelo Rodrigues.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Assessoria de Educação a Distância. Faculdade de História. 3º Seminário 1964 – 51 Anos Depois – Apresentação do Projeto do Centro de Memória “César Moraes Leite” da UFPA”. Belém: UFPA, 2015. 1 vídeo (49min e 18seg). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1409>. Acesso em:
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/ ou envie uma carta para Creative Commons, 444 Castro Street, Suite 900, Mountain View, California, 94041, USA.
Nota: Este conteúdo faz parte da gravação na íntegra do 3º Seminário 1964: 51 Anos Depois, que foi realizado no dia 01 de abril de 2015, promovido pela Comissão "César Leite" de Memória e Verdade da Universidade Federal do Pará - UFPA. A programação do seminário contou com a Sessão Solene do CONSUN: "Ato de desagravo público", no qual a UFPA formalmente pediu desculpas aos que, comprovado documentalmente, tiveram seus direitos humanos violados no âmbito da instituição durante a ditadura militar. O conteúdo do evento é de total responsabilidade dos participantes.
Aparece nas Coleções: Vídeo

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil