DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/2117

Título: Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2018/2) – Aula inaugural do Projeto – Prof. Miguel Chaquiam.
Autor(es): Maneschy, Carlos Edilson de Almeida.
Veloso, José Miguel Martins.
Vaz, Cristina Lúcia Dias.
Malcher, Maria Ataide.
Eliasquevici, Marianne Kogut.
Chaquiam, Miguel.
Diniz, Marcos Monteiro.
Coelho, Tiago Leandro.
Concepção: Este projeto foi idealizado e concebido pelo Gabinete da Reitoria, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Instituto de Ciências Exatas e Naturais e Instituto de Tecnologia. A concepção pedagógica do projeto é de Cristina Lúcia Dias Vaz, Fernanda Chocron Miranda, Jerônimo Monteiro Noronha Neto, José Miguel Martins Veloso, Márcio Lima do Nascimento, Marcos Monteiro Diniz, Maria Ataide Malcher e Marianne Kogut Eliasquevici.
Data de publicação: 2018-03-19
Descrição: Este vídeo integra um conjunto de conteúdos em linguagem multimídia desenvolvido para o Projeto Newton. Este produto refere-se a Aula Inaugural do Projeto que marcou o início das atividades da Disciplina de Cálculo I, no dia 19 de Março de 2018, no Auditório e salas de aula do Prédio de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia da UFPA. A aula inaugural foi ministrada pelo Prof. Dr. Miguel Chaquiam da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e teve como tema: “O cientista paraense Guilherme de La Penha: do curso de Engenharia Mecânica da UFPA à Direção de Programas Espaciais da Agência Espacial Brasileira”. Nesta ocasião, além de boas-vindas aos alunos, também foram apresentados objetivos e funcionamento do Projeto Newton pelo Prof. Dr. Marcos Monteiro Diniz.
Assunto: Projeto Newton
Engenharias
Cálculo
Aula inaugural
Guilherme de La Penha
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: Parte 1: 16min04seg
Parte 2: 15min39seg
Parte 3: 13min41seg
Parte 4: 15min16seg
Parte 5: 15min42seg
Parte 6: 15min24seg
Parte 7: 09min25seg
Créditos: Direção Geral: Veloso, José Miguel Martins; Malcher, Maria Ataide.
Direção Geral da Aula: Miranda, Fernanda Chocron; Lopes, Suzana Cunha; Guedes, Suelen Miyuki Alves; Quemel, Júlia.
Direção de Fotografia e de Imagem: Silva, Marcelo Rodrigues.
Supervisão Técnica: Leal, Marcus Anderson Batista.
Concepção Visual: Guedes, Suelen Miyuki Alves; Souza, Weverton Raiol Gomes de.
Direção de Arte: Acquerello Design.
Professor Ministrante: Chaquiam, Miguel.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Gabinete da Reitoria. Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão. Instituto de Ciências Exatas e Naturais. Instituto de Tecnologia. Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2018/2) – Aula do dia 19/03/2018. Autoria de Carlos Edilson de Almeida Maneschy, José Miguel Martins Veloso, Cristina Lúcia Dias Vaz, Maria Ataide Malcher, Marianne Kogut Eliasquevici, Miguel Chaquiam, Marcos Monteiro Diniz, Tiago Leandro Coelho. Belém: UFPA, 2018. 1 vídeo (1h41min11seg). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/2117>.
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.
Nota: O Projeto Newton se constitui sob uma perspectiva inovadora de ensino e aprendizagem na Universidade Federal do Pará. O objetivo é potencializar o processo de construção e compartilhamento do conhecimento utilizando várias práticas pedagógicas, apropriando-se das linguagens mais tradicionais, como a oral, até as linguagens midiáticas contemporâneas, entre as quais se destacam redes sociais e ambientes virtuais de aprendizagem. Por conta desse primeiro desafio, o projeto recebeu esse nome tendo em vista as contribuições de Isaac Newton para a ciência, para a Matemática e especialmente para o Cálculo, com a sua concepção da Teoria das Fluxões, considerada o embrião do Cálculo Diferencial e Integral.
Aparece nas Coleções: Vídeo

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil