DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/795

Título: Projeto “Ribalta”: Memória e Trajetória do Teatro e da Dança no Pará (Programa Piloto com Cláudio Barradas)
Autor(es): Refkalefsky, Margaret.
Malcher, Maria Ataide.
Concepção: Este conteúdo é resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar e foi desenvolvido pelo projeto Academia Amazônia (FACOM/UFPA) em parceria com a Escola de Teatro e Dança, via coordenação do Teatro Universitário Cláudio Barradas.
Data de publicação: 2010
Descrição: Programa Piloto do Projeto Ribalta que como objetivo realizar uma série de debates com grandes mestres do teatro e da dança paraense visando o registro e preservação da memória da área para que o resultado seja fonte de pesquisa e estudo de professores, alunos e técnicos das diferentes áreas do conhecimento. O programa consiste em uma entrevista de uma personalidade do Teatro ou da Dança paraense conduzida por um apresentador e por convidados que conhecem a obra e trajetória do entrevistado. Com o formato ao vivo, o programa também permite à plateia do Teatro fazer perguntas ao entrevistado que fica no centro do palco. Na edição piloto, o entrevistado foi Cláudio Barradas e os convidados: Maria Silvia Nunes, Zélia Amador, Wlad Lima e Cleodon Gondin. Ao longo do programa, o entrevistado relata a influência artística desde sua infância, sobretudo, no bairro do Umarizal, em Belém (Pará). Ele discorre sobre sua vida de seminarista, durante a qual fazia peças teatrais e relata suas experiências no teatro como ator e diretor. Durante o programa, o entrevistado afirma que o artista tem que ser livre para criar e fala da importância do texto para o teatro. Para Barradas, o teatro é um palco que merece respeito do profissional e um lugar que lhe dá prazer.
Assunto: Programa de entrevista
História
Vida
Artes cênicas
Formação de ator
Processo criativo
Texto
Cultura popular
Teatro
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Belém
Pará
Obra
Cláudio Barradas
Dança
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: Parte 01: 09min e 20seg
Parte 02: 10min e 38seg
Parte 03: 10min e 41seg
Parte 04: 06min e 05seg
Parte 05: 08min e 12seg
Parte 06: 07min e 38seg
Parte 07: 09min e 01seg
Parte 08: 13min e 10seg
Créditos: Produção: Lopes, Suanny; Fontes, Ana Juliana; Luz, Tuana; Paula, Leandro Raphael N. de; Marques, Marcelo; Araújo, Erizani; Goulart, Thamires; Fenzl, Maria do Rosário.
Entrevistado: Barradas, Claudio.
Apresentador: Palmquist, Sérgio.
Participantes: Nunes, Maria Sílvia; Amador, Zélia; Lima, Wlade; Loureiro, João de Jesus Paes; Gondim, Cleodon.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Instituto de Ciências das Artes. Instituto de Letras e Comunicação. Projeto “Ribalta”: Memória e Trajetória do Teatro e Dança no Pará (Programa Piloto com Cláudio Barradas). Autoria de Margaret Refkalefsky e Maria Ataide Malcher. Concepção e desenvolvimento: Projeto Academia Amazônia e Escola de Teatro e Dança. Entrevistado: Cláudio Barradas. Belém: UFPA, 2010. 1 vídeo (1h 14min 45seg). Disponível em: < http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/795>. Acesso em:
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.
Nota: O projeto “Ribalta”: Memória e Trajetória do Teatro no Pará foram produzidos dois programas piloto sendo um voltado para a memória do Teatro (Cláudio Barradas) e outro da Dança paraense (Eni Corrêa).
Aparece nas Coleções: Vídeo

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil