DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/828

Título: Conceitos Fundamentais da Termodinâmica (Inglês)
Autor(es): Veloso, José Miguel Martins.
Malcher, Maria Ataide.
Leite, Selma Dias.
Monteiro, Waldinei Rosa.
Concepção: Este produto é resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar e foi desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia, Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em TI e Coordenadoria de Produção de Material Didático da Assessoria de Educação a Distância da UFPA em parceria com a Faculdade de Química (ICEN/UFPA) e o projeto Academia Amazônia (FACOM/UFPA). A concepção pedagógica é de Heriberto Rodrigues Bitencourt e Waldinei Rosa Monteiro.
Data de publicação: 2011
Descrição: A série de vídeos “Conceitos Fundamentais da Termodinâmica” apresenta, ao longo dos três episódios, os conceitos fundamentais para a compreensão e estudo da Termodinâmica, entre os quais estão conceitos de Energia, Trabalho, Calor, e a definição da 1ª Lei da Termodinâmica. Os vídeos são constituídos pela apresentação de um professor especialista no assunto que, a partir de animações em 2D e 3D, estimula a visualização e compreensão dos conceitos pelos alunos. No primeiro episódio, o professor Waldinei Monteiro, que apresenta os três vídeos da série, explica os conceitos de sistema, fronteira e vizinhança e conceitua mudança de estado, que pode ser adiabática, isobárica, isotérmica e isovolumétrica. No episódio 02, são apresentados os conceitos de Calor, Trabalho e Energia, que são elementos fundamentais para o entendimento da primeira Lei da termodinâmica. Ainda no segundo episódio, o professor define calor específico, explica os tipos de trabalho, de compressão e expansão, e realiza, a partir de animações, a solução de exercícios envolvendo as fórmulas de calor e trabalho. No terceiro e último episódio da série, o professor aprofunda o conceito de Energia e apresenta como este está relacionado com Calor e Trabalho por meio de uma expressão que representa a primeira Lei da Termodinâmica.
Assunto: Química
Fisicoquímica
Mudança de estado físico
Sistema
Fronteira
Vizinhança
Energia
Calor
Trabalho
Primeira Lei da Termodinâmica
Calor específico
Idioma original: pt_BR
Legendado em: Español
Tempo/Tamanho: Episódio 1: 08min e 38seg
Episódio 2: 15min e 31seg
Episódio 3: 10min e 07seg
Créditos: Direção Geral: Miranda, Fernanda Chocron.
Direção Executiva: Miranda, Fernanda Chocron; Malcher, Maria Ataide; Monteiro, Waldinei Rosa.
Apresentação: Monteiro, Waldinei Rosa.
Roteiro: Arapiraca, Caio; Miranda, Fernanda Chocron; Bitencourt, Heriberto Rodrigues; Maciel, Mayara Santos; Monteiro, Waldinei Rosa.
Direção de Arte: Acquerello Design.
Direção de Fotografia: Silva, Marcelo Rodrigues.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Assessoria de Educação a Distância. Conceitos Fundamentais da Termodinâmica. Autoria de José Miguel Veloso; Maria Ataide Malcher; Selma Dias Leite; Waldinei Rosa Monteiro. Concepção e desenvolvimento: Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia; Coordenadoria de Produção de Material Didático; Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em TI; Faculdade de Química; Projeto Academia Amazônia. Concepção pedagógica: Heriberto Rodrigues Bitencourt e Waldinei Rosa Monteiro. Direção Geral: Fernanda Chocron Miranda. Belém: UFPA, 2011. 1 série com 3 vídeos. Disponível em <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/828>. Acesso em:
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.
Aparece nas Coleções: Vídeo

Arquivos neste Item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quimica_01_IN.mp439,51 MBMP4Download Visualizar
Quimica_02_IN.mp472,91 MBMP4Download Visualizar
Quimica_03_IN.mp446,95 MBMP4Download Visualizar

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil