Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link:
                http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/831
             | 
         
     
     
    
    
| Título:  | Projeto Capacitação Moodle: Depoimento da professora Ceila Ribeiro de Moraes (Espanhol) |  
| Autor(es):  | Veloso, José Miguel Martins. Malcher, Maria Ataide. Eliasquevici, Marianne Kogut. Leite, Selma Dias. |  
| Concepção:  | Este produto é resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar e foi desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia, pela Coordenadoria de Produção de Material Didático e pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em TI da Assessoria de Educação a Distância da UFPA, com concepção pedagógica de Marianne Kogut Eliasquevici e Silvana Tabosa Salomão. |  
| Data de publicação:  | 2011 |  
| Descrição:  | Este conteúdo, que integra um conjunto de depoimentos na linguagem audiovisual sobre o uso do Moodle por alunos, professores e tutores da UFPA, apresenta o relato da professora Ceila Ribeiro de Moraes, do Curso de Graduação de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, que também já atuou como tutora neste curso. A entrevistada destaca o fórum de discussão como uma ferramenta fundamental para o processo de ensino- aprendizagem na plataforma e evidencia a necessidade de planejar o que se espera do aluno para obter melhores resultados e um bom uso do Moodle. 
No vídeo, a professora ressalta o papel do tutor no processo de mediação do ensino e da aprendizagem nos cursos a distância e aponta a necessidade de professores e tutores terem conhecimento maior sobre o Moodle, tanto para orientar os alunos, quanto para elaborar de forma satisfatória as salas de aula. 
A professora expõe também a importância da plataforma para a formação do futuro professor, já que ainda na graduação ele passa a ter contato com o uso de tecnologias voltadas à educação e, possivelmente, estará melhor preparado para atuar em uma sala de aula mais motivadora e prazerosa para os alunos. |  
| Assunto:  | Uso da plataforma Fórum de discussão Planejamento Tecnologia Papel do tutor Moodle Universidade Federal do Pará (UFPA) Educação Sala de aula |  
| Idioma original:  | pt_BR |  
| Legendado em:  | English |  
| Tempo/Tamanho:  | Parte 1: 08min e 26seg Parte 2: 06min e 28seg |  
| Créditos:  | Direção geral: Miranda, Fernanda Chocron. Direção Executiva: Miranda, Fernanda Chocron; Malcher, Maria Ataide; Eliasquevici, Marianne Kogut. Entrevistado: Athayde, Antonio Inácio de. Roteiro: Miranda, Fernanda Chocron; Reale, Manuella Vieira; Eliasquevici, Marianne Kogut; Maciel, Mayara Santos; Salomão, Silvana Tabosa. Direção de arte: Acquerello Design. |  
| Referência:  | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Assessoria de Educação a Distância.  Projeto Capacitação Moodle: depoimento da professora Ceila Ribeiro de Moraes. Autoria de José Miguel Veloso; Maria Ataide Malcher; Marianne Kogut Eliasquevici; Selma Dias Leite. Concepção e desenvolvimento: Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia; Coordenadoria de Produção de Material Didático; Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em TI. Concepção pedagógica: Marianne Kogut Eliasquevici e Silvana Tabosa Salomão. Direção geral: Fernanda Chocron Miranda. Belém: UFPA, 2011. 1 vídeo (14min e 54seg). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/831>. Acesso em: |  
| Licença:  | Este trabalho está licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons. |  
| Nota:  | Este vídeo faz parte do conjunto de materiais didáticos produzidos pelo Projeto Capacitação de Multiplicadores na Plataforma Moodle /UFPA composto de um seriado sobre o uso pedagógico dos recursos e atividades do ambiente virtual de aprendizagem Moodle (oito vídeos) e de uma série de depoimentos de professores, tutores e alunos sobre a utilização do Moodle na UFPA (16 vídeos). |  
| Aparece nas Coleções:  | Vídeo
  |  
  
    
    
 
    
    
    Este item está licenciado com Licença Creative Commons 
     
     
    
    Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário. 
	
	
	
                    
                    
                    
				
				            
							
						
					
					
                 |